Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Nova Friburgo > Pedra da Catarina Mãe

Ampliar imagem Pedra da Catarina Mãe
1. Gato Mágico
2. Ratoeiras
3. Refúgio das Mentes
4. Expresso das Mentes
5. Amigo da Onça
6. Paraíso Artificial
7. Projeto Leonardo Amorim
8. Projeto Marquinhos
9. Upa Lá Lá
10. Gadernal
11. Projeto André Rodrigues
12. Projeto Leandro Nogueira
13. Profundezas
14. Projeto Leonardo Amorim e André Rodrigues

Foto: Leonardo Amorim
Ampliar imagem Pedra da Catarina Mãe
Foto: Eroildo Quinta
Pedra da Catarina Mãe
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-01-2019 às 16:37
Altitude: 1430 metros
Descrição: Localizada no bairro do Vale dos Pinheiros, a Pedra da Catarina recebeu este nome em homenagem a uma das embarcações à vela chamada Chaterine, que trouxe os primeiros colonizadores Suíços à cidade de Nova Friburgo, em 1819. Não se tem um registro preciso de quando seu cume foi alcançado pela primeira vez, mas existem histórias que já no século 18 alguns colonos haviam subido a montanha para ter uma ideia do tamanho do vale do Morro Queimado, como era chamado a vila na época.

A pedra foi escalada pela primeira vez em 17/03/1991, por Carlos Roberto Campos "Béto" e Jocinei, o que para época representou um feito grandioso vencer esta parede de granito com mais de 350 metros de extensão. A rota foi construída na parede frontal da montanha, na face leste, e nomeada de Paraíso Artificial, devido a técnica usada para vencer algumas partes da rota, em cuja época não eram possíveis de serem escaladas em livre. A pedra da Catarina mãe também guarda a maior escalada urbana de Nova Friburgo, com mais de 400 metros de extensão: a via Upa-lalá, que foi iniciada nos anos 80 pelos escaladores Sérgio Jacob, Bruno Heringer, Fernando, Charles Moura e Erick Jublot. Entretanto, por motivos desconhecidos, foi abandonada e terminada em 1992, por Joel Novo e Leandro Baltazar. Exigindo de 5 a 6 horas para ser escalada, é sem dúvida a via de parede mas difícil de toda a Catarina mãe e uma das escaladas mais exigentes de Nova Friburgo, contando com pouquíssimas repetições até hoje.
Como chegar à base: Dirija-se ao bairro do Vale dos Pinheiros. O bairro pode ser acessado tanto a partir da Praça do Suspiro, subindo-se por cerca de 3 km em direção ao bairro Lagoinha, como também pode ser acessado a partir do bairro de Olaria. Chegando ao alto do Vale, siga em direção ao Condomínio Sítio da Pedra - bastante conhecido no bairro. Chegando à porteira do Condomínio, poderá ser facilmente identificada uma trilha bem aberta, à direita. Para se acessar a base das vias, o ideal é chegar à parede por uma das trilhas que derivam da trilha principal na direção da parede, e ir costeando até chegar à via desejada.
Fonte: https://descubranovafriburgo.com.br/catarina-mae/; http://croquitecafriburgo.blogspot.com/p/catarina-mae.html
Coordenadas: -22.29499925415569,-42.55866140127182
Encontrou algo errado? Clique aqui